Academia Tolariana
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Forum destinado aos amantes de Magic que desejam compartilhar informações e discutir o nosso hobbie tão amado!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Curva de mana

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Stepherson
Admin
Stepherson


Número de Mensagens : 48
Data de inscrição : 31/03/2009
Idade : 40

Curva de mana Empty
MensagemAssunto: Curva de mana   Curva de mana EmptyQua Abr 01, 2009 5:14 pm

Este é um ponto chave para qualquer deck, a curva de mana. De nada adianta um deck com cartas poderosíssimas mas que você não consegue baixa-las, ou por faltar mana da cor necessária ou simplesmente por faltar mana. Vamos então apresentar de forma simples o que se deve fazer para definir quantos terrenos um deck precisa possuir para rodar bem.

Pois pegue seu deck, pegue uma calculadora e mãos à obra.

Quantidade de Terrenos.

Esse é um ponto crucial para o Deck Building, quantos terrenos um deck precisa para funcionar bem? 20, 23 ou 30 terrenos? Tudo depende da estratégia empregada e da média de mana de seu deck.

Vamos partir de um princípio extremamente básico, qualquer deck, seja ele beat-down, seja ele de controle ou seja ele de combo, precisa de pelo 1 terreno para cada 2 cartas (1/3 do deck, arredondado para cima). Assim, um deck de 60 cartas precisa de pelo menos 20 terrenos para jogar e um deck de 40 cartas de pelo menos 14 terrenos. Desconsiderando incríveis exceções, esse é o mínimo de terrenos aceitável para um deck.

A partir disso, faça uma soma simples, comece a somar o Custo de Mana Convertido de suas cartas e divida-as pelo número de cartas em seu deck (desconsiderando os terrenos). Dessa forma você conseguirá uma média do Mana Convertido de seu deck. Arredonde o resultado obtido para o número inteiro mais próximo e some aos 1/3 de terrenos que seu deck já tem.

Por exemplo, um GW Wins programado para ter 60 cartas possui um Custo de Mana Convertido médio de 2,7 (que arredondado para o inteiro mais próximo é 3), portanto o ideal para este deck é utilizar 23 terrenos (20 do mínimo mais 3 da média). No caso de um deck programado para 40 cartas com um custo de mana convertido de 4,2 (que arredondado é 4), o ideal seria de 17 terrenos (14 do mínimo mais 4 da média). No caso extraordinário de um deck com 71 cartas cuja média do custo de mana convertido é de 3,6, devemos utilizar então 28 terrenos.

Finalmente então a Curva de Mana

Sabendo-se a quantidade de terrenos que você vai usar no deck, basta agora saber quantos terrenos geradores de uma mana específica você precisa. A conta continua sendo simples, mas uma calculadora ajuda a preservar sua mente para as partidas e não para a matemática.

Some, carta por carta, a quantidade de manas específicos de uma cor, de seu custo de invocação, desconsiderando os manas incolores. Conte nas cartas douradas apenas os manas específicos de uma cor, nas cartas híbridas (como Mago da Guilda Grull) conte os manas uma vez para cada cor.

Por exemplo, o Conselho Fantasma de Orzhova vale 2Branco e 2preto, enquanto que um Pássaro de Fogo de Skarrgan vale 2Vermelho e o Mago da Guilda Izzet vale 2Azul e 2Vermelho .

No final dessa soma você vai conseguir um número alto, anote e passe para a outra cor. De posse desses números você tem uma conta extremamente simples, basta dividir o número obtido pela quantidade de terrenos que você possui e arredondar o número para o inteiro mais próximo.

Quando você tiver de posse dos resultados de cada cor, basta anota-los, você precisará então de deste conjunto de terrenos, ou seja, tantos terrenos para tantos terrenos, até fechar o número de terrenos do deck.

Por exemplo, um Verde e Branco Glare com 24 terrenos tem a soma de seus custos de mana de 44 Verdes e 24 Brancos. Dividindo-os pela quantidade de terrenos do deck eu encontro um conjunto simples de 2 terrenos verdes e 1 terreno branco. Logo eu preciso de 2 fontes de mana verdes para cada fonte de mana branco. Simples assim!

Caso você utilize de terrenos multicolores (como Macegal, Jardim do Templo ou Santuario Selesnya), una-os em "conjuntos especiais" e separados de terrenos básicos ou que geram apenas uma mana (como Shizo, o Armazém da Morte). Por exemplo, no caso acima, eu poderia fazer dois conjuntos de 2 Macegal e 1 Jardim do Templo, mais um conjunto de 2 Jardins do Templo mais uma Planície. Nesses casos, dê preferência ao tipo de mana que você tem menos, dessa forma você garante que os terrenos que geram mana para diversas cores trabalhem para todas as cores que você precisar além de garantir que as cores que você possui menos cartas também sejam atendidas.

Se você quer ir ainda mais longe e deixar sua curva de mana simplesmente perfeita, passe a considerar também em sua soma os custos das habilidades especiais ao invés de apenas seu custo de mana, caso seu custo de ativação seja maior do que seu custo de invocação em manas coloridos. Por exemplo, Nivix, Ninho do Mente de Fogo não tem custo de invocação, já que é um terreno, mas seu custo de ativação colorido é de 1Azul e 1Vermelho, o mesmo vale para o Arado de Guerra Gruul, que apesar de ser um artefato sua habilidade só é ativada com 1Vermelho e 1Verde. Então, nestes casos, você pode incluir estes custos em sua soma.

Indo ainda mais longe, caso você precise utilizar a habilidade de uma carta E invoca-la ao mesmo tempo (como por exemplo em Círculo de Histórias, ou Pássaro de Fogo de Skarrgan) some seu custo de invocação colorido à seu custo de ativação da habilidade. Nesse caso considera-se que o Círculo de Histórias teria um custo de 3Branco e o Pássaro de Fogo de 5Vermelho , mas caso não seja sua intenção trazer o Pássaro de Fogo de seu cemitério e desce-lo no mesmo turno, considere o custo o mais alto entre invocação e habilidades ativadas (conforme a regra acima dos custos de habilidades maiores do que sua invocação), então considere que seu custo seja de 3Vermelho .

Casos Especiais

Com certeza existem casos a parte para a contabilidade da Curva de Mana, a mais comum é utilizar-se de cartas que não sejam terrenos mas que também produzem mana (como Aves do Paraíso, Sinete Gruul, Silhana Flecheiro de Estrelas, etc), ou que buscam por terrenos (como Ancião da Tribo Sakura, Alcance do Kodama ou Busca Longínqua). Nesse caso, para cada 6 cartas desse tipo você pode deduzir 1 terreno. Assim um deck com 24 terrenos (como no caso do GW Glare que utiliza 4 Elfos da Floresta e 4 Elfos de Llanowar) este passa a necessitar de apenas 23 terrenos. Mas porque uma quantidade tão grande para deduzir apenas um terreno? Bem, essas cartas podem servir de aceleração de mana, são continuam sendo mágicas e não contam como terrenos, assim precisam de terrenos em jogo também para serem jogadas. Imagine-se na situação de uma mão inicial com 3 Busca Longuinqua mais 2 Aves do Paraíso, mas nenhum terreno verde! A mão é boa, mas o mulligan é quase certo!

Outro caso especial é o uso de artefatos geradores de mana cujo custo é 0 (como a Mox de Cromo por exemplo), nesse caso específico pode-se deduzir um terreno para cada 1 dessas cartas se você for corajoso e seu deck for muito rápido ou se você for um pouco mais prudente, deduzir apenas 1 terreno para cada 2 ou 3 dessas cartas.

Agora que você já sabe como corrigir a curva de mana de seu deck, basta pegá-lo, corrigir suas manas e você verá que elas nunca mais te deixarão na mão.

E boa sorte em seus jogos!

Texto tirado de Universo Paralelo
Ir para o topo Ir para baixo
https://magicacarau.forumeiros.com
s.mcleod

s.mcleod


Número de Mensagens : 64
Data de inscrição : 03/04/2009
Idade : 41

Curva de mana Empty
MensagemAssunto: Re: Curva de mana   Curva de mana EmptySex Abr 03, 2009 12:49 pm

este assunto e otimo para quem esta querendo aprender a montar um deck !!!!!



afro
Ir para o topo Ir para baixo
Stepherson
Admin
Stepherson


Número de Mensagens : 48
Data de inscrição : 31/03/2009
Idade : 40

Curva de mana Empty
MensagemAssunto: Re: Curva de mana   Curva de mana EmptySex Abr 03, 2009 2:54 pm

s.mcleod escreveu:
este assunto e otimo para quem esta querendo aprender a montar um deck !!!!!
afro
É bom tanto para iniciantes, como tb para players antigos, pq ajuda vc na hora de por os terrenos certos ^^
Ir para o topo Ir para baixo
https://magicacarau.forumeiros.com
s.mcleod

s.mcleod


Número de Mensagens : 64
Data de inscrição : 03/04/2009
Idade : 41

Curva de mana Empty
MensagemAssunto: Re: Curva de mana   Curva de mana EmptySáb Abr 04, 2009 12:41 pm

mais isso so fusiona com terrenos basicos Question Question Question Question Question




afro
Ir para o topo Ir para baixo
Stepherson
Admin
Stepherson


Número de Mensagens : 48
Data de inscrição : 31/03/2009
Idade : 40

Curva de mana Empty
MensagemAssunto: Re: Curva de mana   Curva de mana EmptySáb Abr 04, 2009 2:32 pm

s.mcleod escreveu:
mais isso so fusiona com terrenos basicos Question Question Question Question Question
afro
Não, pois o calculo é para saber quantos terrenos geradores de uma mana especifica vc vai por no deck, dai se vc tiver terrenos dual vc pode por no lugar de um sem problema, e se forem terrenos que façam outros efeitos dai poe mas se liga de naum desfalcar demais a geração de mana!
Ir para o topo Ir para baixo
https://magicacarau.forumeiros.com
s.mcleod

s.mcleod


Número de Mensagens : 64
Data de inscrição : 03/04/2009
Idade : 41

Curva de mana Empty
MensagemAssunto: Re: Curva de mana   Curva de mana EmptySáb Abr 04, 2009 6:45 pm

maravilindo!!!!!!!!!






afro
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Curva de mana Empty
MensagemAssunto: Re: Curva de mana   Curva de mana Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Curva de mana
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Academia Tolariana :: Geral :: Academia-
Ir para: